Baixar Google Classroom

Um dos setores mais atingidos pela pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus foi o da educação, que precisou interromper as aulas nas escolas e universidades públicas e particulares em função da impossibilidade de se manter as atividades sem a aglomeração característica do ensino presencial.

Algumas escolas desenvolveram sistemas próprios de ensino a distância e estão conseguindo, de alguma maneira, ministrar os conteúdos programáticos aos seus alunos, notadamente as do ensino privado. Para as escolas públicas, no entanto, um sistema como o Google Classroom é uma valiosa ferramenta de aprendizado.

O Google Classroom foi anunciado em maio de 2014, com uma versão disponível apenas para membros do programa G Suite para Educação, um conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google adaptados para escolas. O lançamento público aconteceu no dia 12 de agosto do mesmo ano e, em 2015, o Google anunciou uma API do Classroom e um botão de compartilhamento para sites, permitindo que administradores e desenvolvedores de escolas se envolvessem ainda mais com o Google Classroom. Ainda em 2015, o Google Agenda foi integrado ao programa e, em 2017, foi permitido que qualquer pessoa pudesse se juntar às aulas sem a necessidade de uma conta prévia no G Suite para Educação e que qualquer usuário do Google pudesse criar e dar aulas.

Em 2018, o Google anunciou uma atualização do sistema, adicionando uma seção de trabalhos de aula, melhorando a interface de classificação, permitindo a reutilização de trabalhos de aula de outras classes e adicionando recursos para os professores organizarem o conteúdo por tópicos.

Em 2019, foram introduzidos 78 novos temas ilustrados e a opção de arrastar e soltar tópicos e tarefas na seção de trabalhos de aula. E, neste ano, foi adicionada uma melhor integração com o Google Meet, para que os professores possam ter um link de reunião exclusivo em cada classe.

Como funciona o Google Classroom

O Google Classroom é gratuito para todos os usuários, professores e estudantes, bastando somente ter uma conta Google, e pode ser acessado tanto no computador, na versão web, quanto no smartphone em aplicativos para Android e iOS (iPhone).

Com a ferramenta, os professores podem criar aulas interativas para diferentes turmas, enviar tarefas, gerenciar as atividades de acordo com o tempo estipulado para cada uma, dar notas, receber o feedback dos alunos e compartilhar materiais de ensino e conteúdo em PDF, fotos, vídeos e links para sites.

O sistema é integrado a diversos aplicativos orientados para a educação, como o Classcraft, onde os professores podem importar dados do alunos e transformar as atividades em missões; o Quizizz, no qual se pode compartilhar os jogos do aplicativo e transformá-los em tarefas; e o Tynker, que possui diversos cursos e ferramentas gratuitas de aprendizado voltados para a área de ciência da computação.

Com o Google Classroom, o professor administra todos os conteúdos e alunos por meio de quatro abas diferentes: mural, atividades, pessoas e notas, que ficam registradas na plataforma, bem como a data em que cada atividade foi enviada, o que permite um acompanhamento mais rápido e individualizado da situação de cada estudante.

Conclusão

O Google Classroom utiliza o serviço de armazenamento em nuvem Google Drive para facilitar a relação entre professores, estudantes e as tarefas de casa. Além disso, é de fácil utilização e acessível por todos os dispositivos, como computadores, celulares e tablets.

Uma de suas vantagens é a utilização do Google Docs, cujos documentos são salvos online, podem ser compartilhados por um número ilimitado de pessoas e são de fácil organização em pastas no Google Drive. Com uma interface simples e de fácil compreensão, é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer pessoa para o seu desenvolvimento pessoal e profissional por meio da educação.

Baixar Google Classroom

Google Classroom

Categoria Apps
Video
Escreva sua mensagem

Nos avalie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *