Baixar Microsoft Excel

O domínio do programa e das planilhas do Excel representa um importante diferencial se você pretende conquistar uma vaga no cada vez mais disputado mercado de trabalho, principalmente neste período de redução da atividade econômica em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus e a Covid-19.

Desenvolvido pela Microsoft na década de 1980 ante a necessidade de substituição do Multiplan, um software que estava perdendo mercado para o Lotus 1-2-3 da IBM, o Excel tem um pai, o engenheiro de software Dan Bricklin que, em 1979, já havia criado o editor de planilhas VisiCalc, de “visible calculation”, para utilização no mítico Apple II de Steve Wozniak. O Excel foi desenvolvido inicialmente para o Macintosh, em 1985, e só dois anos depois que foi colocada no mercado a versão para Windows.

Rapidamente, em menos de cinco anos, o programa se tornou o preferido do mundo corporativo, desbancando o Lotus e assumindo a primeira colocação em número de vendas, uma vantagem que só se ampliou  os anos seguintes com as atualizações do Excel. Na essência, o Excel não difere muito do VisiCalc criado por Bricklin em 1979.

Com a inserção de ferramentas financeiras avançadas e infinitas possibilidade de programação, o Excel é um software primordial para quem necessita de uma planilha de custos assertiva ou, até mesmo, fazer um controle rígido e acurado do estoque de uma grande empresa. E um dos principais atrativos do programa é o fato do preço acessível e de estar incluído no pacote Office/Microsoft 365. Para empresas, o custo mensal do pacote varia de R$ 23,60 (Business Basic) a R$ 94,40 (Business Premium).

Principal ferramenta de gerenciamento e gestão de negócios

Também disponível para dispositivos móveis Android e iOS, o Excel oferece uma interface intuitiva com ferramentas de cálculo e de construção de tabelas e gráficos muito eficientes. E desde a sua versão 5, em 1993, e sua inclusão no pacote Office, o Excel se solidificou como a principal ferramenta de gerenciamento e gestão de negócios.

O Excel tem a capacidade de aprender padrões, organizando os dados para economizar o tempo do usuário. As planilhas podem ser criadas com base em modelos ou construídas por conta própria, e os gráficos e tabelas ajudam a tornar a apresentação dos dados mais atrativa, facilitando a compreensão das informações. Com o Microsoft Excel, é possível prever tendências explorando os números e antecipar cenários. A pasta de trabalho pode ser compartilhada com outras pessoas, tornando o trabalho em equipe mais dinâmico e permitindo a sua atualização constante.

Agora é possível adicionar dados ao Excel diretamente de uma foto. Usando o aplicativo do Excel, basta tirar uma foto de uma tabela de dados impressa com seu dispositivo Android ou iPhone para convertê-la automaticamente em uma tabela totalmente editável no Excel. Essa nova funcionalidade de reconhecimento de imagem elimina a necessidade de inserção manual de dados impressos.

Conclusão

Desde que foi criado, o Microsoft Excel passou a interagir com uma enorme quantidade de softwares, para inserção de bancos de dados ou para emissão de relatórios. Praticamente todos os ERPs, os sistemas de gestão empresarial, estão ligados ao Excel, tanto que até mesmo o SAP, o mais importante ERP do mundo, é alimentado por planilhas e gera relatórios em Excel.

Não foi por acaso que Bill Gates, ao perceber o sucesso do novo produto, chamou Bricklin para ser seu consultor pessoal e afirmou, em 2002: “Tanto faz qual será o seu ERP. Ele será gerado pela recomputação inteligente de células do Excel e o relatório final será em Excel”. Uma previsão que se mostrou acertada em todos os pontos.

Baixar Microsoft Excel

Microsoft Excel

Categoria Apps
Video
Escreva sua mensagem

Nos avalie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *