Baixar Microsoft OneDrive

Armazenar documentos, fotos, arquivos de áudio ou vídeo, contatos e aplicativos na nuvem já se tornou uma prática recorrente e, entre os principais serviços, o Microsoft OneDrive é o que oferece maior capacidade gratuita, 7GB, um tamanho ideal para pequenas empresas. Para tanto, basta criar uma conta gratuita na Microsoft, se ainda não tiver uma.

O armazenamento em nuvem dispensa a necessidade de guardar arquivos e documentos em um computador desktop, um notebook, smartphone ou tablet, muito menos ter um HD externo ou um pen drive para preservar as informações. Tudo pode ser acessado digitalmente direto dos servidores da Microsoft, bastando uma conexão estável com a internet, de qualquer distância e na hora que o usuário desejar.

Como funciona

Criado em agosto de 2007, o OneDrive era chamado de SkyDrive e sua versão final foi lançada pela Microsoft no dia 21 de fevereiro de 2008. A mudança do nome foi oficializada em 27 de janeiro de 2014. O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft permite definir quais arquivos são públicos, ou seja, qualquer pessoa pode acessar a pasta definida como pública; somente para amigos do usuário; acessível para usuários definidos, que podem acessar a pasta para eles predeterminada; ou privados, aqueles que somente o usuário que hospedeu pode acessar.

Como é um produto da Microsoft, o OneDrive atende aos sistemas operacionais da empresa, mas também opera nos sistemas Mac, iOS e Android, podendo, também, ser sincronizado com o Ubuntu do Linux. A Microsoft garante a permanência full time de suas pastas de trabalho, fotos ou qualquer tipo de documento armazenado no servidor do OneDrive. Não há porque se preocupar com a perda de documentos caso algo aconteça com o seu computador, como roubo, falha no disco rígido ou qualquer outro dano.

Mais segurança para os usuários

A Microsoft adicionou uma área de armazenamento seguro no OneDrive, o Cofre Pessoal, onde se pode guardar os arquivos e documentos confidenciais, como passaporte, RG e carteira de habilitação, seguro pessoal, residencial ou de automóvel. O recurso é protegido por uma etapa adicional de verificação de identidade, como código SMS, autenticação de impressão digital ou facial ou um código de autenticação de dois fatores.

Todos os arquivos do OneDrive estão criptografados quando armazenados na nuvem da Microsoft ou quando são transferidos para outro dispositivo. O Cofre Pessoal também será automaticamente bloqueado em qualquer equipamento depois de um período de inatividade, sendo necessário no autenticação de identidade para conseguir acessar novamente os arquivos.

Para o armazenamento de mais de três arquivos no Cofre Pessoal é necessária a assinatura do Microsoft 365 Personal ou Family. Os planos de 100 GB do OneDrive e as contas gratuitas básicas podem armazenar no máximo três arquivos no Cofre Pessoal, que não está disponível no OneDrive corporativo ou de estudante. O Cofre Pessoal está disponível na versão web do One Drive, dos aplicativos para iOS e Android e dos PCs com Windows 10.

Conclusão

O OneDrive é excelente para quem já utiliza os serviços da Microsoft, sendo o único que dá acesso ao Office Online, que inclui o Word, o Excel e o Power Point. Isso permite que o uduário crie gratuitamente documentos dentro da plataforma mais popular do mundo. Os recursos da versão online apresentam limitações quando comparados com os aplicativos pagos do pacote Office nas versões para desktop Windows ou Mac.

Para quem usa Windows 10, o OneDrive guarda automaticamente na nuvem os arquivos pouco utilizados quando o computador está com pouco espaço de armazenamento, liberando espaço no disco. Conforme o armazenamento no computador aumenta, os arquivos são baixados novamente. Também é possível selecionar os arquivos que serão baixados para o computador, e fazer backup da área de trabalho e fotos para a nuvem, além das pastas originais da plataforma.

Baixar Microsoft OneDrive

Microsoft OneDrive

Categoria Apps
Video
Escreva sua mensagem

Nos avalie

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *