Nascido em Taiwan, o engenheiro de computação Shioupyn Shen fez o seu doutorado na Universidade de Califórnia em Los Angeles, em 1991, e trabalhou de 1994 a 2000 na Microsoft e, depois, de 2002 a 2009, no Google, quando saiu para fundar a sua própria empresa, a CloudMosa, especializada em computação na nuvem.
E um dos seus principais produtos é o Puffin Web Browser, um navegador fantasticamente rápido, que alavancou o enorme poder computacional dos servidores em nuvem, dando um salto quântico no desempenho – cinco vezes na velocidade de referência e um quinto no uso de dados. Através do marketing boca a boca, o Puffin cresceu organicamente e ultrapassou 70 milhões de usuários em todo o mundo.
Até maio do ano passado, o Puffin Web Browser estava disponível para dispositivos móveis com sistema iOS (iPhone e iPad), mas devidos às políticas da App Store da Apple o serviço foi suspenso. Desse modo, o navegador pode ser baixado somente em aparelhos que usam o sistema Android, que representam 85% do mercado mobile no Brasil.
O aumento na velocidade de navegação com a tecnologia do Puffin é facilmente perceptível, uma vez que o programa, como já foi mencionado, utiliza servidores em nuvem para pré-processar e comprimir as páginas web, conseguindo carregá-las muito mais rápido que os concorrentes.
O Puffin Web Browser é o aplicativo padrão do Puffin Browser para Android. O navegador da web Puffin inclui suporte para conteúdo e recursos do Adobe Flash, como emulação de ponteiro do mouse, ativando um trackpad virtual para controlar o cursor como se fosse um laptop, e um controlador de videogame virtual. Os usuários podem escolher onde salvar um arquivo baixado, nos seus dispositivos ou diretamente na unidade de armazenamento.
O navegador da web também permite que os usuários reduzam a quantidade de dados usada de fontes como jogos em Flash que geralmente consomem muito tráfego. O navegador também permite a reprodução de vídeos em Flash com tela cheia. O navegador também dispõe de características únicas além do gamepad virtual, como modo de teatro, o mais rápido motor de JavaScript e extensões como Pocket, Evernote, Facebook e Translator, entre outras.
A Adobe anunciou o fim do Flash para dispositivos móveis há algum tempo, o que deve acontecer em dezembro deste ano, mas, mesmo assim, a internet ainda possui muitos sites desenvolvidos nesta tecnologia e exigem o plugin para serem lidos. O Puffin Web Browser garante a evolução permanente dos seus servidores, fornecendo aos usuários a versão mais recente do Flash Player em nuvem.
E todo o tráfego do navegador para o servidor do Puffin é encriptado, uma proteção segura contra possíveis hackers. Assim, quando se utiliza o Puffin com um wi-fi pública, a segurança dos dados é total, o que não acontece na maioria dos outros browsers. Seja em qualidade ou em velocidade, o navegador é bem melhor que outras soluções que suportam o Flash, como o Skyfire Web Browser ou o Mozilla Firefox.
O principal benefício do Puffin Web Browser é a exibição de conteúdo em Flash, além da excelente velocidade de navegação. O navegador é bem organizado e poder ser uma ótima alternativa para usuários que buscam uma experiência inovadora na Web.
O Puffin também utiliza um algoritmo de compressão para transmitir os dados da web para o seu dispositivo e pode poupar até 90% da sua largura de banda na navegação normal na web. A versão gratuita do navegador tem anúncios, mas nada que diminua a sua velocidade. Também é o navegador ideal para os jogos do Facebook em Flash no celular.
Nos avalie