Desinstalar apps

Se você possui um dispositivo Android, é muito fácil substituir seus aplicativos por novos e melhores. De vez em quando, encontramos novos aplicativos com melhores funcionalidades para nos ajudar com o que precisamos fazer, ou mesmo apenas por diversão e entretenimento. Às vezes, você fica entediado e deseja desinstalar aplicativos que não usa mais. Ou você pode ter alguns problemas com o seu dispositivo Android e precisar limpá-lo um pouco para liberar espaço na memória. (Acho que todos já estivemos lá, fizemos isso).

Portanto, como já falamos em outras postagens sobre como instalar vários aplicativos em dispositivos Android, hoje vou explicar como abrir espaço para outras coisas novas. Você pode desativar um aplicativo ou desinstalá-lo completamente.

Desinstale os aplicativos que você instalou

A primeira maneira simples de desinstalar aplicativos no Android é acessar o gerenciador de aplicativos no seu dispositivo. Na guia “Downloads”, você pode encontrar todos os aplicativos que estão instalados no seu dispositivo. Encontre o que você deseja remover. Em seguida, toque para ver o menu e escolha “Desinstalar”. Em seguida, quando você receber uma solicitação para confirmar ou cancelar, escolha “Confirmar”. Se você vir apenas as opções “Desinstalar atualizações” ou “Desativar”, isso significa que o aplicativo que você escolheu está pré-instalado no seu dispositivo. Mesmo esses aplicativos do sistema podem aparecer na guia Downloads, mas não podem ser removidos da maneira normal. Se você quiser apenas ocultar o aplicativo, basta escolher a opção “Desativar” em vez de “Desinstalar”; o ícone não aparecerá mais na tela inicial, mas o aplicativo continuará ocupando memória.

Desinstale aplicativos fornecidos com o seu Android

Você pode excluir aplicativos no seu dispositivo usando o método acima, mas não é possível para aplicativos do sistema. A única maneira de remover esses aplicativos pré-carregados é fazer o root do seu dispositivo e desinstalá-los usando o prompt de comando. Aplicativos de sistema Android, aplicativos padrão do Google e aplicativos de operadora exigem a remoção do enraizamento.

Essa pode ser a parte mais difícil do processo, porque cada modelo do Android tem uma maneira diferente de fazer o root e a operadora pode afetar o root do dispositivo. Portanto, você pode achar que alguns dispositivos são tão fáceis de fazer root e que é impossível fazer o root em outros. Mas o enraizamento é necessário para remover os aplicativos pré-instalados no seu dispositivo. Tenha extrema cautela se estiver pensando em fazer root; Isso pode arruinar completamente o seu dispositivo. Além disso, faça um backup completo antes de iniciar o processo.

Notas sobre a desinstalação de aplicativos

Se você decidir excluir um aplicativo que comprou, poderá reinstalá-lo mais tarde, sem custos. Basta acessar o aplicativo Play Store no seu Android e, é claro, fazer login na conta do Google que você usou para comprar o aplicativo. Vá para “Menu”, “Meus aplicativos”; encontre o aplicativo e faça o download diretamente.

Preste muita atenção ao remover aplicativos do terminal ADB. Existem certos aplicativos que são necessários para a operação e a funcionalidade do dispositivo. A exclusão desses aplicativos certamente afetará sua funcionalidade e pode não funcionar mais corretamente. Portanto, certifique-se de estar bem informado sobre os aplicativos que deseja remover para evitar problemas. Repará-los seria um pouco difícil. Salve-se uma grande dor de cabeça e mexa apenas com aplicativos com 100% de certeza de que não afetarão o dispositivo.

Quando você remove um aplicativo, na verdade está removendo todas as informações associadas a ele no dispositivo Android, e isso pode incluir algumas informações ou dados importantes. Por isso, é recomendável fazer backup ou exportar informações importantes e salvá-las em outro local antes de remover o aplicativo.

Às vezes, você pode baixar alguns aplicativos e nunca mais usá-los. Ou talvez você não goste mais deles, e eles estão ocupando uma parte considerável da memória do seu dispositivo iOS. O que você faz para abrir espaço para coisas novas? Nesta postagem, mostrarei como desinstalar aplicativos do seu iPhone, iPad ou iPod touch.

O sistema operacional iOS que a Apple usa para executar seus dispositivos, como iPhone, iPad, iPod touch, é conhecido por ser diferente de outros sistemas operacionais, como Android e Windows. Lidar com um dispositivo iOS precisa de um pouco de paciência no início e de se acostumar, principalmente para aqueles que estão acostumados com dispositivos Android e que mudaram para iOS.

Aplicativos para dispositivos iOS só podem ser baixados da App Store, diretamente no dispositivo ou usando o iTunes. A App Store baixa automaticamente as versões mais recentes dos aplicativos para o seu dispositivo. E depois que você fizer atualizações no sistema operacional ou em um aplicativo, ele não poderá ser desfeito facilmente.

Não é possível baixar aplicativos de outras fontes que não a App Store oficial, a menos que você faça o jailbreak do seu dispositivo. Os dispositivos com jailbreak podem baixar aplicativos do Cydia. Mas tenho que avisar que isso pode danificar seriamente o seu dispositivo, portanto, isso deve ser feito com extrema cautela.

Como desinstalar aplicativos no iPhone e iPad

Existem várias maneiras de desinstalar aplicativos no seu dispositivo iOS:

Você pode excluir aplicativos diretamente da tela inicial do seu dispositivo. No trampolim, toque e segure o aplicativo que você deseja excluir. Sua tela começará a tremer e tremer em alguns segundos e você encontrará um “X” no canto dos aplicativos que você instalou na App Store. Toque no “X” no aplicativo que você deseja excluir; você será solicitado a selecionar “Excluir” ou “Cancelar”. Escolha excluir.

Se você fez login na sua conta do iTunes a partir deste dispositivo e o usou para baixar esses aplicativos, eles também serão listados nos seus aplicativos do iTunes. Isso significa que eles serão reinstalados na próxima vez que você sincronizar seu dispositivo, a menos que você os remova da sua conta. Caso contrário, você pode configurar o iTunes para não permitir a sincronização automática de aplicativos e manter o aplicativo na sua conta do iTunes.

O que fazer se não houver um “X” no aplicativo quando estiver mexendo? Alguns aplicativos não são removíveis dos dispositivos iOS. Esses aplicativos são pré-instalados no dispositivo, como aplicativos do sistema em um Android. Vá para “Configurações”, “Geral”, “Restrições”. Você precisará inserir seu código de segurança. Em seguida, desligue o aplicativo que você deseja excluir; você descobrirá que ele não existe mais na tela inicial.

Você também pode desinstalar aplicativos no menu de configurações. Vá para “Configurações” no seu dispositivo iOS, encontre “Geral” e depois “Uso”. Selecione “Mostrar todos os aplicativos” para ver todos os aplicativos no seu dispositivo. Agora, toque no que você deseja desinstalar; depois, escolha a opção “Excluir aplicativo”.

Notas sobre a desinstalação de aplicativos no iOS

Excluindo a atualização de um aplicativo: no iOS, não é possível fazer o downgrade direto de aplicativos para uma versão anterior. Você só pode fazer isso excluindo o aplicativo e reinstalando a versão mais antiga de um centro de download que não seja a App Store. Se as atualizações o incomodarem, você pode interromper as atualizações automáticas acessando “Configurações”, “App Store”, “Desativar atualizações automáticas”. Mas lembre-se: se o sistema operacional do dispositivo foi atualizado, as versões mais antigas dos aplicativos podem não funcionar corretamente e você pode precisar atualizá-las.

Exclusão de aplicativos pagos: se você excluir um aplicativo adquirido pelo qual pagou, poderá instalá-lo novamente sem pagar custos adicionais. Você só precisa usar a mesma conta usada para comprar este aplicativo. E, é claro, o nome de usuário e a senha da conta são sempre necessários.